Sejam bem vindos!! Este é um blog de evangelização e de noticias´

Sejam bem vindos!! Este é um blog de evangelização e de noticias´

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ações da Saúde incentivam exames de mamografias

Iniciativa faz parte do “Outubro Rosa”, que visa conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Durante todo o mês de outubro foram realizadas ações para aumentar o número de mamografias em pessoas na faixa etária de 50 a 69 anos, considerada prioritária no combate ao câncer de mama, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). A se deve ao movimento mundial “Outubro Rosa”, cujo objetivo é conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento foi assim denominado porque remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra esse tipo de câncer. No Brasil, a campanha ganhou força em outubro de 2002, quando vários monumentos foram iluminados com essa cor. Sob a coordenação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, várias ações educativas vêm sendo desenvolvidas para esclarecer sobre a importância do exame clínico sistemático das mamas e da realização de mamografias.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, fala que movimentos como esse contribuem para alertar a população para a necessidade da prevenção e do conhecimento do próprio corpo, bem como dos direitos referentes ao diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. No Estado, foram registrados, em 2010, 540 casos novos, de acordo com o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Sesap. Segundo o Inca, o diagnóstico precoce, para início imediato do tratamento, permite um prognóstico relativamente bom.

O RN conta com 46 serviços de mamografias credenciados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde como prestadores públicos e privados. A Saúde Pública dispõe de 12 serviços, tendo cada mamógrafo capacidade para realizar, em média, 400 exames por mês. Em 2010, foram feitas 39.651 mamografias nas várias faixas etárias. fonte nominuto

Na década de 1990, nos Estados Unidos, se tornou popular a comemoração do Outubro Rosa. O nome do movimento tem como inspiração a cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. No Brasil não é diferente, desde 2002 o movimento tem muita força. Além do apoio de instituições médicas que fazem campanhas mais abrangentes neste período, outras ações são realizadas em torno do mote. Podemos observar nos principais pontos das grandes metrópoles a iluminação de monumentos importantes com luz rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário