E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14
A nação brasileira está vivendo uma crise política, moral, social, institucional e espiritual. O povo está pasmo diante de tanta injustiça, violência, impunidade, desrespeito e muitos outros males que estão corroendo a nossa sociedade. Muitos estão procurando saber as causas desta situação e e procurando soluções.
A única solução para a nação brasileira é a igreja de Cristo, tornando-se verdadeiro sal da terra e luz do mundo, e orando por um poderoso avivamento espiritual que faça uma grande limpeza em nossa nação, levando o povo ao verdadeiro temor de Deus.
O versículo citado apresenta algumas condições para que Deus transforme uma nação e a chave é o seu povo por isso é que Ele diz: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome. É a igreja o instrumento de Deus para mudar o mundo. Aqui estão as condições:
1. Humilhar-se.
Humilhar-se tem a ver com coração quebrantado pelo reconhecimento do próprio pecado e também dos pecados que a nação tem cometido. O povo de Deus precisa ter mais consciência, tanto do seu pecado individual como dos pecados que a nação comete contra Deus. Como nação, estamos enchendo o cálice da ira de Deus. A libertinagem, o desrespeito, a falta de temos, a perda de valores e outros pecados são cometidos e o povo não está preocupado com o que Deus está pensando. É tempo de humilhação, reconhecimento do pecado, de choro e lamento diante de Deus para que perdoe os ossos pecados.
2. Orar.
A igreja brasileira não tem orado, e quando o faz, na maioria das vezes é egoistamente, procurando soluções para problemas e prosperidade material. Precisamos aprender a ter vigílias e alvoradas de oração, dias de jejum, TSD – Tempo a Sós com Deus diariamente e significamente. Precisamos orar para que Deus nos torne semelhantes a Cristo, e que façamos discípulos semelhantes a Ele. Além de estarmos mudando a nação ganhando um a um, devemos orar também para que o povo se volte para Deus.
3. Buscar a minha face.
Além da oração, Deus pede que seu povo o busque, o contemple e o conheça profundamente. A ideia é de exclusividade. A nação longe de Deus deve voltar-se para Ele, buscando-o. Deus disse por intermédio do profeta: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jeremias 29:13). Quanto mais buscarmos a face de Deus, mais conheceremos o seu caráter e sua santidade, consequentemente mais reconheceremos o nosso pecado e o quanto estamos longe de Deus.
4. Converter-se dos seus maus caminhos.
Quando buscamos a face de Deus, uma das consequências naturais é a convicção de pecado, e a necessidade de conversão. O fato de estarmos longe de Deus nos leva a uma vida de insensibilidade e começamos a aceitar o pecado como coisa normal. O homossexualismo, que outrora estava escondido e era vergonhoso, agora é publicado abertamente nos meios de comunicação. Adultério, homicídio, imoralidade, desonestidade são pecados que têm sido aceitos pela nossa sociedade como coisa normal.
Porém, quando o povo de Deus começar a se converter dos maus caminhos Deus promete fazer milagres e transformar vidas e a nação.
O cumprimento destas condições impostas por Deus nos fará experimentar a realidade das promessas descritas no versículo.
5. Eu ouvirei dos céus.
Deus ouvirá a nossa oração. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado, a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Salmos 51:17)
As misericórdias de Deus são eternas, e a causa de não sermos consumidos. Em amor, graça e misericórdia, Ele ouvirá a nossa oração. A igreja de Cristo precisa saber que tem uma arma poderosa em suas mãos, que é o arrependimento, a oração e a busca de Deus.
6. Perdoarei seus pecados.
Deus em misericórdia e justiça, perdoará os nossos pecados e nos ajudará a voltar para Ele. O caminho da volta para Deus já foi aberto, pelo sacrifício e Cristo na cruz. O perdão é garantido, pela própria justiça de Deus. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9. A fidelidade e a justiça de Deus nos garantem perdão.
7. Sararei a sua terra.
Deus promete que vai sarar a terra. A nação brasileira está enferma. Todo crente brasileiro deveria reconhecer esta enfermidade da nação e ter convicção que também é parte desta enfermidade. Precisamos assumir o nosso pecado individual e reconhecer que fazemos parte do pecado coletivamente como nação. O profeta Isaías reconheceu seu pecado e o pecado do seu povo. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Isaías 6:5. Deus cura uma nação. A igreja tem o remédio. Não podemos mais ficar acomodados, vendo os pecados do povo e continuar inertes. É tempo de voltar para Deus, denunciar o pecado, pregar o evangelho e fazer o maior número possível de discípulos, antes que o cálice da ira de Deus transborde.
Fale com o Senhor
- Diga a Ele que você está arrependido do seu pecado.
- Peça perdão a Ele pelo seu pecado e pelos pecados da nação brasileira.
- Peça a Ele um avivamento espiritual no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário